Funcionamento dos Cursos de Pós-Graduação a Distância

Faculdade FaSouza

Como o próprio nome sugere, pós-graduação é todo curso, que traz conhecimentos complementares à graduação, e exige o diploma de nível superior. A pós graduação a distância ajuda o profissional a se aperfeiçoar em áreas mais específicas de atuação, tanto no meio acadêmico como no mercado de trabalho

Funcionamento dos Cursos de Pós-Graduação a Distância

O que é ensino a distância (EAD)?

O ensino a distância, também conhecido como EAD, é uma modalidade de estudo em que o aluno não precisa comparecer presencialmente às aulas. Todo o conteúdo é disponibilizado online, por meio de plataformas digitais de aprendizagem.

O EAD oferece flexibilidade de horários, permitindo que o aluno estude quando e onde quiser, desde que tenha acesso à internet. Isso é especialmente vantajoso para quem trabalha ou tem outros compromissos durante o dia e não pode frequentar aulas presenciais.

Além disso, o EAD permite que o aluno avance no seu próprio ritmo, revisando os conteúdos quantas vezes forem necessárias. Isso facilita o aprendizado e possibilita uma melhor absorção do conhecimento.

Pós-graduação EAD

Como o próprio nome sugere, pós-graduação é todo curso, que traz conhecimentos complementares à graduação, e exige o diploma de nível superior. A pós ajuda o profissional a se aperfeiçoar em áreas mais específicas de atuação, tanto no meio acadêmico como no mercado de trabalho.

Ao se especializar, o profissional vai se capacitar, aprender novos termos, conceitos, técnicas e ferramentas, além de se atualizar sobre a sua área de atuação ou aprender sobre outro segmento. Os benefícios para a sua carreira, portanto, são muitos, como um desempenho melhor na execução das suas responsabilidades.

Pré-requisito da pós graduação a distância

De acordo com ao Resolução Nº 01 do MEC de 06 de abril de 2018, para que o candidato esteja apto a cursar uma Pós-Graduação, basta possuir um curso de Graduação ofertado por uma Instituição reconhecida pelo MEC.

Trecho da Resolução Nº 01 do MEC de 06 de abril de 2018:

Art. 1º Cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.

§ 1º Os cursos de especialização são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação, que atendam às exigências das instituições ofertantes.

§ 2º Os cursos de especialização poderão ser oferecidos presencialmente ou a distância, observadas a legislação, as normas e as demais condições aplicáveis à oferta, à avaliação e à regulação de cada modalidade, bem como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

§ 3º Poderão ser incluídos na categoria de curso de pós-graduação lato sensu aqueles cuja oferta se ajuste aos termos desta Resolução, mediante declaração de equivalência pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Art. 2º Os cursos de especialização poderão ser oferecidos por:

I - Instituições de Educação Superior (IES) devidamente credenciadas para a oferta de curso(s) de graduação nas modalidades presencial ou a distância reconhecido(s);

Credenciamento da FaSouza no MEC

A Faculdade FaSouza é credenciada pelo MEC através da portaria nº 128, de 4 de março de 2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 8 de março de 2021, seção 1, página 88.

- Portaria de Credenciamento da FaSouza.

- EMEC da FaSouza.

Todos os cursos de pós-graduação Lato Sensu atendem a Resolução CES/CNE nº 01, de 06 de abril de 2018.

Modelo de Certificado da Pós-graduação

O certificado de Pós-graduação será emitido em até 10 dias úteis, após a conclusão do curso e solicitação pelo AVA, para alunos matriculados a partir de 09/03/2021.

Modelo de Certificado da Pós-graduação

Qual prazo para emissão do Certificado?

O certificado de Pós-graduação será emitido em até 10 dias úteis, após a conclusão do curso e solicitação pelo AVA, para alunos matriculados a partir de 09/03/2021.

A Pós-Graduação é 100% EAD (educação a distância)?

Sim, aluno faz todas as atividades dentro do seu AVA (Ambiente virtual de aprendizagem).

Quando eu início o curso de pós graduação a distância?

Você inicia seu curso de pós graduação a distância após o pagamento da taxa de matrícula. Você receberá seu login e senha em até 48 horas úteis. Nossos colaboradores ligam para você, para tirar dúvidas e orientar sobre o funcionamento do curso. E também te orientam sobre nossos cursos grátis.

O Curso de pós graduação a distância tem videoaula?

As disciplinas do núcleo comum, todas tem videoaulas.

Já para as disciplinas do núcleo específico, não são todas que tem  videoaula, confira na grade dos cursos;

É possível concluir a pós graduação a distância a partir de quando?

O estudante pode concluir o seu curso a partir de 3 meses para os cursos de 360 horas, de 4 meses para os cursos de 420 horas e 6 meses para os cursos de 660 e 720 horas.

Pilares Obrigatórios para Conclusão da Pós-Graduação

Os Cursos de pós graduação a distância têm duração mínima de 3 meses (para os cursos de 360 horas), 4 meses(para os cursos de 420 horas) e 6 meses (para os cursos de 660 e 720 horas) e máxima de 18 meses, deverá ser considerada também a data de colação de grau da graduação. Para Conclusão do Curso de pós graduação a distância é necessário que o aluno não tenha nenhuma pendência, ou seja, ele deverá ter sido aprovado em todas as disciplinas do curso, a documentação deve ter sido toda entregue, o TCC aprovado (caso aluno opte em fazer), e as mensalidades pagas para a emissão do Certificado e cumpra o tempo mínimo de conclusão. 

Pilares Obrigatórios para Conclusão da Pós-Graduação

1. Ser aprovado em todas as disciplinas com nota mínima de 7 (sete) pontos;
2. Ter quitado todas as parcelas do curso;
3. Entregar todas as documentações exigidas;
4. Caso aluno opte em fazer o TCC, ser aprovado no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com nota mínima de 7 (sete) pontos. Os estudantes que obtiverem as melhores notas no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), terão seus Artigos publicados na Revista Acadêmica Digital. Link da Revista: https://souzaeadrevistaacademica.com.brPublicar um artigo científico é uma das vivências acadêmicas que possibilitam enriquecer o currículo acadêmico. O mais comum é que estudantes dos cursos de mestrado e doutorado publiquem os resultados de sua pesquisa, porém alunos da graduação e Pós-Graduação também podem publicar suas produções em periódicos especializados.

É uma revista científica reconhecida, ou seja, registrada internacionalmente com o ISSN 2595-5934. Agora que você já sabe onde publicar seu artigo científico, não deixe de aproveitar a oportunidade para ampliar os seus conhecimentos e turbinar o seu currículo

5. TCC opcional para alunos matriculados a partir do dia 06/11/2019.

Fluxograma da Pós-Graduação

Quais são os documentos necessários para Matrícula?

1 cópia autenticada do DIPLOMA (LEGÍVEL).
1 cópia simples do CPF (LEGÍVEL).
1 cópia simples do RG (LEGÍVEL).
1 cópia simples Certidão de Nascimento ou Casamento (LEGÍVEL).
1 cópia simples do Histórico Escolar com a data de Colação de Grau da Graduação. (LEGÍVEL)
1 cópia simples do Comprovante de Residência (LEGÍVEL).
1 cópia do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado (LEGÍVEL).

A documentação acima deve ser escaneada e enviada no formato PDF pelo portal do aluno.

OBS.: A CNH, CRC ou qualquer outro documento não substitui a Carteira de Identidade.

16/11/2016 - 00:00:00
Lida 31557 vez(es).

Outras Notícias

A Importância da Faculdade FaSouza em Ipatinga MG

A Importância da Faculdade FaSouza em Ipatinga MG. Você está procurando uma faculdade que ofereça educação de alto nível e credenciamento do Ministério da Educação (MEC)? Não procure mais, a Faculdade FaSouza está localizada na vibrante cidade de Ipatinga...

Como se Especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho e se Destacar no Mercado

Como se Especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho e se Destacar no Mercado. Se você é apaixonado por engenharia de segurança do trabalho e deseja se destacar no mercado, veio ao lugar certo. Neste artigo, exploraremos os passos essenciais para s...

Faculdade FaSouza abre vagas para Alfabetização Digital

Faculdade FaSouza abre vagas para Alfabetização Digital. Projeto Social – Faculdade FaSouza abre vagas para inscrição gratuita no curso de Alfabetização Digital, presencial em Ipatinga-MG. O avanço da tecnologia trouxe mudanças nas rotinas, a ponto de qu...

Fasouza participa de Congresso Multidisciplinar de Clínicas em SP

Fasouza participa de Congresso Multidisciplinar de Clínicas em SP. Faculdade apresentará, durante o evento, cursos de graduação e pós-graduação e divulgará seu projeto expansão para captação de interessados na abertura de polos...

Atividades complementares: o que são e como cumprir na Faculdade FaSouza

Atividades complementares: o que são e como cumprir na Faculdade FaSouza. As AC mostram um pouco de como é o dia a dia da profissão, ou possibilitam entrar em contato com profissionais da área, e até mesmo enriquecer a bagagem cultural. Isso é muito impor...

Pós Graduação em 3 meses

Pós Graduação em 3 meses. Quer fazer um curso de pós graduação na Faculdade FaSouza, mas tem dúvidas? Vamos explicar para você, como funciona o curso de pós graduação e quais os prazos de entrega do certificado e detalhes dos cursos. ...