CPA - Comissão Própria de Avaliação Faculdade FaSouza

Faculdade FaSouza

O autoconhecimento vai garantir a identificação dos pontos fortes e fracos, as vantagens, as potencialidades e as dificuldades, gerando, assim, um processo de reflexão sobre as causas das situações positivas e das negativas e, podendo assumir a direção efetiva da gestão político-acadêmico-científica da Faculdade como um todo.

CPA - Comissão Própria de Avaliação Faculdade FaSouza

A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade FaSouza  tem como objetivo atender as orientações do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, instituído pela Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004 do Ministério da Educação. O SINAES estabeleceu sistemas, critérios e estratégias para a reformulação dos processos e políticas de avaliação da Educação Superior no país.

A CPA tem por finalidade:

  • 01 – Consolidar o processo de autoavaliação institucional, assessorando os processos de avaliação institucional externos;
  • 02 – Contribuir para a permanente melhoria dos processos gerenciais e pedagógicos da instituição com o SINAES.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA atuará como órgão de coordenação, condução e articulação do processo interno de avaliação institucional. Compete, ainda, a orientação, sistematização e prestação de informações à comunidade acadêmica da Faculdade FaSouza e ao SINAES –  Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, passando a ser regido por este Regulamento, observado  o Regimento Interno da Instituição, além do disposto no art. 11, da Lei nº10. 861/2004.

A CPA goza de autonomia em sua atuação. 

A CPA terá como foco o processo de avaliação que abrange toda a realidade institucional, considerando-se as diferentes dimensões institucionais que constituem um todo orgânico expresso no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A avaliação interna atenderá às dimensões institucionais previstas no Artigo 3º da Lei 10.861/2004

Outras dimensões poderão ser indicadas, considerando-se as especificidades da Instituição de Ensino solícitas no processo avaliativo.

Relatório final da comissão própria de avaliação (CPA)

Relatório CPA, ano de referência 2023

Relatório CPA, ano de referência 2022

O processo de avaliação conduzido pela CPA terá por finalidades: 

  • Construção e consolidação de um sentido comum de uma Instituição de Ensino Superior, contemplando os aspectos sociais,  políticos, filosóficos e éticos da ação e gestão educativa;
  • Implantação de uma cultura de avaliação num processo  reflexivo, sistemático e contínuo sobre a realidade institucional; 
  • Realização de um processo partilhado de produção de conhecimento sobre a Instituição, que torne possível a revisão e o aperfeiçoamento de práticas, tendo como referências o PDI ;
  • Análise contínua da ação educativa buscando vê-la com clareza, profundidade e abrangência; 
  • Instalação de um sistema de informação e divulgação de dados ágil e preciso com a participação dos diferentes segmentos da FaSouza garantindo a democratização das ações;

Atribuições da CPA

  • Elaborar e implementar o sistema de avaliação institucional da Fasouza.
  • Elaborar o projeto de avaliação institucional; 
  • Assegurar o envolvimento da comunidade acadêmica na discussão do Projeto, implementação da avaliação e na análise dos resultados;
  • Criar condições para que a avaliação esteja integrada na dinâmica institucional assegurando a interlocução com segmentos e setores institucionais de interesse do processo avaliativo; 
  • Elaborar instrumentos avaliativos; 
  • Coordenar a logística da aplicação de instrumentos; 
  • Acompanhar o desenvolvimento do processo de avaliação dos diversos cursos e demais setores da FaSouza
  • Definir procedimentos de organização e de análise de dados;
  • Processar e analisar as informações coletadas; 
  • Encaminhar providências que assegurem o cumprimento de coletas, processamento, análise e divulgação de informações; 
  • Elaborar relatórios parciais e final; 
  • Apresentar sistematicamente análises de resultados e possíveis encaminhamentos à Direção Geral para apreciação. 
  • Coordenar um processo de reflexão e discussão sobre os resultados do trabalho avaliativo estimulando a proposição de encaminhamentos pelos diferentes setores da FaSouza.

Vídeo da CPA Faculdade FaSouza

Constituição da CPA

A CPA será constituída de 6 (seis ) membros, sendo 1 (um) presidente, 1 (um) docente, 1(um) tutor, 1(um) discente, 1 (um) membro da equipe técnico-administrativa e 1 (um) representante da comunidade ou, sociedade civil organizada .

Os membros da CPA serão escolhidos e, nomeados pela Direção com ampla divulgação da sua composição e das suas atividades. Na composição será levado em conta, a critério da Direção, o adequado perfil dos membros para o exercício das funções da CPA

A CPA terá um Presidente escolhido pelos seus pares.

Para estruturação da CPA, foram realizadas reuniões na Instituição – FaSouza, e definição de sala de uso exclusivo para a CPA.

Em todas as reuniões, a ata foi lavrada e lida para aprovação. 

Após a aprovação e inicio do curso, as reuniões serão mensais e se for necessário, mais de uma por mês. (em situações extraordinárias)

Será criado um cronograma de datas pré-definidas  para as realizações das reuniões.(Após aprovação e, inicio do curso)

Os membros da CPA terão deveres e direitos a serem cumpridos.

Integrantes da CPA

Membros da CPA da Faculdade FaSouza

Plano de ação e sensibilização  

Para a criação ou restruturação do instrumento de avaliação foram/serão usados os indicadores:

  • Legislação Nacional, do SINAES/MEC, entre outras;
  • Desempenho dos cursos no ENADE;
  • Resultado da autoavaliação institucional dos cursos
  • Desempenho dos egressos;
  • Documentos oficiais da instituição e dos cursos/setores;
  • Relatório de avaliação do INEP e /ou Conselho de curso;
  • Estrutura e desenvolvimento do estágio curricular;
  • Desempenho institucional na visão dos discentes e docentes de acordo com as dimensões do SINAES.
  • Relatórios parciais e final feito pelos setores/cursos/ comissões. 

Plano de Ação

Será apresentado em reunião com gestores, coordenadores e chefes de setores.

Será apresentado aos discentes em sala de aula e, para os membros do Diretório Acadêmico.

Ficará disponível no site da FaSouza, secretaria e na sala da CPA/FaSouza.

Plano de ação para a Comunidade

A CPA, por meio do representante da comunidade, já promove ações com foco nas necessidades da comunidade.

Possui convênio com a associação de bairros para benefício dos moradores,

Conforme sugestão promoveu a contratação de profissionais do bairro, valorizando os profissionais locais. 

Está sempre atenta as ações da comunidade.

Como ações futuras, após a implementação de cursos de graduação, pretende desenvolver outros projetos, para que a Fasouza, como instituição de ENSINO possa  fazer a diferença. 

Ideias:

  • Faculdade para a 3° idade;
  • Alfabetização digital;
  • Preparatório para o ENEM – Aula/apoio: matemática, português, redação.
  • Turmas EJA 

Avaliações

O desenvolvimento da aplicação dos instrumentos e estratégias de avaliação será conforme o cronograma de ação da autoavaliação institucional e de acordo com as particularidades da comunidade acadêmica e dos segmentos, e de implementação e/ou mudanças na proposta de coleta de dados vigente.

Avaliação não é obrigatória e será realizada duas vezes ao ano. Uma em cada semestre.

Para a FaSouza, o índice de adesão (correspondente) deverá ser acima de 75%.

Aplicação dos questionários. 

Coordenação da logística da aplicação de instrumentos.

Consolidação dos dados - 5 MB.

Inserção do consolidado até o dia 31/05 do ano seguinte.

Divulgação dos resultados da CPA

Os resultados da CPA sempre serão divulgados:

  • No mural específico destinados a esse fim( Físico e virtual);
  • No site da instituição;
  • No sistema de aprendizagem virtual EAD; 
  • E-mail e WhatsApp dos alunos e docentes;
  • O presidente da CPA visitará todas as salas de aula (Virtuais ou Presenciais), para divulgar os resultados. 
  • Findo esse processo, o presidente da CPA redigirá um relatório detalhado sobre os resultados da CPA, com gráficos e análise dos resultados. 
  • A seguir, esse documento será encadernado e guardado na sala da secretária acadêmica da instituição, a fim de que todos os interessados possam ter acesso a ele. 
  • O relatório também será repassado à direção educacional da instituição, com o intuito de que tome ciência dos pontos fortes e das potencialidades que precisam ser melhoradas, para que possa tomar providências para o semestre subsequente. 
  • A CPA também deve ser inserida no e-MEC, do Ministério da Educação, no prazo determinado, incluindo gráficos e os questionários utilizados.

O autoconhecimento vai garantir a identificação dos pontos fortes e fracos, as vantagens, as potencialidades e as dificuldades, gerando, assim, um processo de reflexão sobre as causas das situações positivas e das negativas, e podendo assumir a direção efetiva da gestão político-acadêmico-científica da Faculdade como um todo. Diagnosticar as estratégias bem-sucedidas vai permitir o direcionamento das decisões, procurando disseminá-las, generalizando o sucesso. Já as ações que apresentarem resultados insatisfatórios serão modificadas, na tentativa de se buscar alternativas para que sejam encontrados novos caminhos. específicas do curso.

Portaria de nomeação da CPA e legislação referente

LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 - Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.

Portaria de nomeação da CPA.

Ipatinga, 02 de janeiro de 2022.

Daniela Monteiro Fassheber
Presidente da CPA -  Faculdade FaSouza

17/10/2022 - 15:32:57
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