Pós-Graduação Ludopedagogia e Literatura na Educação Infatil e Anos Iniciais, abranger a importância da inserção do lúdico na aprendizagem, a linguagem dos jogos e brincadeiras é a primeira a se constituir sendo de extrema importância para a criança. Através dos jogos e brincadeiras a criança se expressa, aprende, manifesta seus sentimentos, se desenvolve, socializa e se prepara de forma prazerosa para a inserção no mundo adulto. A brincadeira, é tão importante para a criança como o trabalho para o adulto.
O aprofundamento de estudos acerca da ludicidade se revela cada vez mais necessário e pertinente tendo em vista sua importância e eficiência para o processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, no auxílio para superação das limitações, traumas e demais manifestações que atrapalham o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças da Educação Infantil e séries iniciais.
Objetivo Geral
Compreender a importância da ludicidade como ferramenta que irá auxiliar na compreensão das situações cotidianas e no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de forma prazerosa e significativa.
Objetivos Específicos
a) Perceber a inserção da ludicidade como um aliado para a melhoria do processo de aprendizagem de leitura e escrita na Educação Infantil e séries iniciais;
b) Verificar que a ludicidade é uma importante aliada pedagógica no tocante ao desenvolvimento e aprendizagem para manifestação de desejos, anseios, medos pois trata-se da linguagem própria da criança.
Público-alvo
Profissionais que atuam em Educação, em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental em instituições de ensino com formação em Pedagogia, Psicologia ou outros cursos superiores nas áreas humanas e sociais.