Pós-Graduação Ludicidade e Psicopedagogia Clínica e institucional, analisar a importância da atuação da inserção do lúdico no atendimento psicopedagógico, pois a linguagem dos jogos e brincadeiras é a primeira a se constituir sendo de extrema importância para a criança na infância e anos iniciais da sua educação básica. Através dos jogos e brincadeiras a criança se expressa, aprende, manifesta seus sentimentos, se desenvolve, socializa e se prepara de forma prazerosa para a inserção no mundo adulto. Assim, a brincadeira é tão importante para a criança como o trabalho para o adulto.
O aprofundamento de estudos acerca da ludicidade nos atendimentos psicopedagógicos se revela cada vez mais necessário e pertinente tendo em vista sua importância e eficiência tanto para o diagnóstico, quanto para a prevenção e intervenção no sentido de ajudar as crianças a vencerem suas, limitações, traumas e demais manifestações que atrapalham o seu desenvolvimento emicional, social e cognitivo saudável.
Objetivo Geral
Compreender a importância da ludicidade no campo da psicopedagogia como ferramenta que irá auxiliar na compreensão dos fenômenos e possíveis transtornos e limitações que por ventura venham a se manifestar durante a infância.
Objetivos Específicos
a) Perceber a inserção da ludicidade nos atendimentos psicopedagógicos como um aliado na melhoria do processo de diagnóstico e intervenção;
b) Verificar que a ludicidade é relevante em se tratando de atender crianças no tocante ao seu desenvolvimento pois trata-se da linguagem própria da criança.
Público-alvo
Pedagogos, psicólogos e professores.