Faculdade FaSouza - Educação Especial e Inclusiva - ênfase na atuação do Pedagogo na Avaliação diagnóstica 360 horas

Educação

Pós-Graduação Faculdade FaSouza - Educação Especial e Inclusiva - ênfase na atuação do Pedagogo na Avaliação diagnóstica 360 horas, lato sensu, 100% ONLINE/EAD. Todos os cursos de pós-graduação Lato Sensu atendem a Resolução CES/CNE nº 01, de 06 de abril de 2018.

Educação Especial e Inclusiva - ênfase na atuação do Pedagogo na Avaliação diagnóstica 360 horas

Faculdade FaSouza - Educação Especial e Inclusiva - ênfase na atuação do Pedagogo na Avaliação diagnóstica 360 horas

A Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva com ênfase na Avaliação Diagnóstica, da Faculdade FaSouza, prepara o pedagogo e demais profissionais da educação para atuar com segurança técnica no processo de identificação de necessidades educacionais específicas. O objetivo do curso é oferecer subsídios pedagógicos e metodológicos que permitam compreender, avaliar e intervir adequadamente no contexto da inclusão escolar.

A avaliação diagnóstica é um dos pilares da Educação Especial e Inclusiva, pois possibilita reconhecer tanto as dificuldades quanto as potencialidades de cada estudante. A partir dessa análise, o pedagogo pode elaborar planos de intervenção personalizados, promover adaptações curriculares e construir estratégias que favoreçam o desenvolvimento pleno do aluno.

Ao dominar técnicas e instrumentos avaliativos, o profissional torna-se capaz de identificar transtornos do neurodesenvolvimento, necessidades específicas de aprendizagem e perfis cognitivos diversos, colaborando para um processo inclusivo baseado em evidências pedagógicas.

A atuação do pedagogo também vai além da coleta de dados: ele contribui diretamente para a construção de ambientes escolares inclusivos, estimulando a participação ativa, o respeito às diferenças e a valorização da diversidade humana. Isso fortalece o vínculo entre escola, família e estudante, tornando a aprendizagem mais acessível, acolhedora e significativa.

Dessa forma, entender o papel do pedagogo na avaliação diagnóstica é essencial para uma prática inclusiva efetiva. Profissionais especializados tornam-se agentes transformadores dentro da escola, promovendo educação de qualidade, equidade no acesso ao conhecimento e inclusão real.

Objetivos da Especialização

  • Desenvolver competências para atuação inclusiva no contexto escolar.
  • Capacitar na construção e aplicação da avaliação diagnóstica.
  • Identificar necessidades educacionais especiais e propor intervenções.
  • Planejar estratégias pedagógicas inclusivas e adaptativas.
  • Atuar com responsabilidade ética na inclusão escolar.

Público Alvo

Graduados Pedagogia e áreas afins.

O que o aluno irá aprender

  • Inclusão e AEE: Políticas, acessibilidade, práticas inclusivas.
  • Diagnóstico Educacional: Instrumentos, identificação e análise pedagógica.
  • NEE: TEA, TDAH, deficiências cognitivas, sensoriais e múltiplas.
  • Intervenção Pedagógica: Estratégias, adaptação curricular e avaliação contínua.
  • Prática do Pedagogo: Mediação, relatórios, encaminhamento e acompanhamento.

Possibilidades de atuação

📌 Atendimento Educacional Especializado (AEE).

📌 Escolas públicas e privadas.

📌 Salas de recursos multifuncionais.

📌 Coordenação e suporte pedagógico.

📌 Produção de relatórios e processos diagnósticos.

📌 Projetos educacionais inclusivos.

A demanda por pedagogos com domínio em avaliação diagnóstica tem crescido significativamente, tornando esta especialização altamente estratégica no mercado.

Área de Atuação

Educação

MATRIZ CURRICULAR
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - ÊNFASE NA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 360 HORAS

MÓDULOS DISCIPLINA C.H VIDEOAULA NÚCLEO
Mód. 01 LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 15 h Videoaula FaSouza libras - língua brasileira de sinais Núcleo Comum
Mód. 02 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 15 h Videoaula FaSouza didática do ensino superior Núcleo Comum
Mód. 03 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 15 h Videoaula FaSouza metodologia da pesquisa científica Núcleo Comum
Mód. 04 BASES NEUROPSICOLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 45 h Núcleo Específico
Mód. 05 O PAPEL DO PEDAGOGO E A ANAMNESE 45 h Núcleo Específico
Mód. 06 ACOMPANHAMENTO DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 45 h Núcleo Específico
Mód. 07 A FUNÇÃO DA ANAMMESE E DO PEDAGOGO NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR 45 h Núcleo Específico
Mód. 08 ÁREAS DE ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL 45 h Núcleo Específico
Mód. 09 COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 45 h Videoaula FaSouza comunicação alternativa Núcleo Específico
Mód. 10 TECNOLOGIAS ASSISTIVAS 45 h Videoaula FaSouza tecnologias assistivas Núcleo Específico

  Carga Horária Total: 360 horas
  (C = Comum)          (E = Específico)

WhatsApp