Faculdade Souza - Neuropsicopedagogia

FACULDADE SOUZA - NEUROPSICOPEDAGOGIA

Área da Educação

FACULDADE SOUZA - NEUROPSICOPEDAGOGIA

Neuropsicopedagogia

Faculdade Souza - Neuropsicopedagogia

Neuropsicopedagogia Faculdade Souza.

Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia, abordar criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento.

O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.

Objetivo Geral

Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.
 
Objetivos Específicos

a) Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania.
b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.

Público-alvo

Este curso de pós-graduação destina-se a profissionais graduados em Pedagogia, Normal Superior, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas. Também se destina a Psicopedagogos e profissionais que têm interesse em ampliar os seus conhecimentos sobre as dificuldades de aprendizagem a partir do estudo das neurociências. 

Estágio

Esse curso necessita de um estágio de 40h em alguma instituição que atenda alunos com dificuldades de aprendizagem ou que estejam se reabilitando de algum trauma como acidentes, problemas psicológicos dentre outros. Poderá ser realizado em escolas, hospitais, clínicas e seu curso só terá valor no sentido de você poder realizar atendimentos na área mediante o cumprimento do estágio.

Atenção! Seu estágio é apenas de observação, não pode haver regência pois o atendimento clínico só pode ser realizado por profissionais já formados. Você deverá observar o trabalho de um psicólogo ou psicopedagogo durante quarenta horas. Ao final da observação, você deverá fazer um relatório de no mínimo 20 linhas e preencher um cronograma com a distribuição dessas 40h. O relatório e o cronograma devem ser assinados e carimbados pelo profissional que você acompanhou. O cronograma pode ser o mesmo que está no Guia do Estágio Curricular Obrigatório. O estágio na sua área é totalmente diferente do estágio da complementação pedagógica e segunda licenciatura, portanto, você só irá aproveitar o cronograma e a carta de apresentação fazendo as devidas observações.

Matriz Curricular

MÓDULOS DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Mód. 01 LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 30
Mód. 02 COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL 30
Mód. 03 ASPECTOS FILOSÓFICOS 30
Mód. 04 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 30
Mód. 05 RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS 30
Mód. 06 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE 30
Mód. 07 ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS 30
Mód. 08 METODOLOGIA DA PESQUISA 50
Mód. 09 FORMAÇÃO DOCENTE E NEUROCIÊNCIA 70
Mód. 10 FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA 70
Mód. 11 NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 70
Mód. 12 NEUROPSICOPEDAGOGIA E APRENDIZAGEM 70
Mód. 13 PLASTICIDADE CEREBRAL 70
Mód. 14 PSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E NEUROCIÊNCIA 70
Mód. 15 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 40
  Carga Horária Total: 720 horas