Faculdade Souza - Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas

FACULDADE SOUZA - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Área da Educação

FACULDADE SOUZA - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas

Faculdade Souza - Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas

Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas Faculdade Souza.

Pós-Graduação Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas, abordar junto aos alunos a Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas como ferramentas/recurso quando há dificuldades motoras que impedem a aprendizagem ou se verifica dificuldades em falar e escrever (Browning, 2008), pois, e embora muitas crianças aprendem a falar por imitação, quando o desenvolvimento não ocorre dentro da norma, é necessário ensiná-las (Kumin, 2008).

Em casos de défices graves de comunicação, utilizam-se palavras, símbolos e recorre-se ao uso do computador (Ponte, 2009), como por exemplo, nas crianças com Síndrome de Down (Kumin, 2008), com Autismo ou Paralisia Cerebral.

O aprofundamento nos estudos sobre a Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas é relevante no sentido de que o aluno que irá trabalhar com educação inclusiva precisa saber que esse tipo de estratégia deve ser usada o mais cedo possível, para permitir o desenvolvimento da autonomia e a participação nas atividades da escola (Ponte, 2009). A maioria das aprendizagens acontecem no período pré-escolar, por isso é vantajoso intervir nesta fase, para evitar dificuldades na aprendizagem no futuro (CERCIFAF, 2009).

Neste sentido, a Intervenção Precoce aparece como uma medida de apoio à criança, em risco de atraso de desenvolvimento ou com necessidades educativas especiais (dos 0 aos 6 anos) e sua família, e tem como objetivo minimizar os efeitos negativos no desenvolvimento da criança (CERCIFAF, 2009).

Objetivo Geral 

Compreender a importância da Comunicação Alternativa ou Aumentativa e das Tecnologias Assistivas na vida das pessoas com NEE – necessidades educativas especiais no sentido de promoverem melhorias nas AVDs – atividades de vida diária e consequentemente em sua autonomia e autoestima.  

Objetivos Específicos 

a) Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.

b) Formar profissionais capazes de atuar nos campos de trabalho que envolva conhecimentos das atividades vinculadas à sua área de atuação.

c) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em equipe de forma respeitosa e consciente.

Público-alvo

O curso de Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva é destinado a alunos e profissionais graduados em várias áreas do conhecimento, e que tenham interesse em se capacitar e atuar na área da educação especial inclusiva.

Matriz Curricular

MÓDULOS DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Mód. 01 LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 30
Mód. 02 COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL 30
Mód. 03 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 30
Mód. 04 ASPECTOS FILOSÓFICOS 30
Mód. 05 RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS 30
Mód. 06 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE 30
Mód. 07 ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS 60
Mód. 08 METODOLOGIA DA PESQUISA 60
Mód. 09 COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 70
Mód. 10 TECNOLOGIAS ASSISTIVAS 70
Mód. 11 USO DO SOROBAN 70
Mód. 12 UTILIZAÇÃO DOS VOCALIZADORES 70
Mód. 13 ERGONOMIA 70
Mód. 14 ACESSIBILIDADE 70
  Carga Horária Total: 720 horas